sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Amanhã é o dia mundial de luta contra a AIDS


Dia 1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Essa data especial foi instituída em 1987, quando a Assembléia Mundial de Saúde, com apoio da Organização das Nações Unidas ¿ ONU, resolveu transformar esse dia em um símbolo para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/AIDS.
Segundo Frank Moore, do grupo Visual Aids, o laço vermelho foi escolhido por causa de sua ligação ao sangue e à idéia de paixão, e foi inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos da Guerra do Golfo.
Deixando o simbolismo de lado e partindo para a prática, a AIDS ainda é uma doença que mata e que necessita de toda a sua atenção. Segundo dados da Coordenação Nacional DST/Aids, apesar dos números apontarem uma estabilização de novos casos, entre os homens, consolida-se o crescimento da categoria heterossexual como principal forma de transmissão do vírus.
O ministro da Saúde Humberto Costa apresentou um balanço dos números de casos de Aids no Brasil, atualizados até setembro de 2003: foram registrados 19.373 novos casos nos últimos nove meses ¿ sendo 5.762 deste ano e 13.611 relativos a 2002. Com isso, concluiu-se que houve uma estabilização, a partir de 2000, do índice de novos casos registrados (em torno de 22 mil por ano).
Por causa desse aumento da Aids entre homens heterossexuais, o Ministério da Saúde, ao lado do cartunista Miguel Paiva e seu personagem ¿Gatão da Meia Idade¿, vão distribuir cartilhas de prevenção em estádios de futebol, fábricas, obras de construção civil, portos e outros lugares de grande aglomeração masculina. O público alvo é justamente o público masculino de 40 a 50 anos, que apresenta mais resistência ao uso do preservativo.
Vale lembrar que está em curso a campanha Fique Sabendo, uma iniciativa do Ministério da Saúde, que visa dobrar, a cada ano, o número de testes do HIV realizados no Brasil. Hoje, estima-se que 400 mil brasileiros podem ter o vírus da Aids e ainda não sabem! Com o diagnóstico precoce, o tratamento é iniciado mais cedo, garantindo maior sobrevida aos infectados, sem evolução para casos de Aids.
Outro dado muito importante: você sabia que 69% da população brasileira é sexualmente ativa e que 85% dos casos de Aids são por transmissão sexual?! Dá para brincar com um assunto desses? Não, né? Então já sabe: camisinha... Sempre!!

Nenhum comentário: